03 dezembro 2006

Quase-Grande Reportagem: Reality Bloging

Numa semana em que o NewsweakPorto pouco ou nada tinha para noticiar, decidimos tirar da gaveta de emergência esta quase quase-grande reportagem sobre um conceito emergente no nosso país - o reality blogging.


Em tempos mais idos, os jovens (e até alguns marinheiros) tinham diários, livros nos quais descreviam pequenos momentos da sua vida que queriam manter longe do conhecimento alheio. Episódios secretos como o primeiro beijo, a primeira masturbação, o primeiro período, etc. Alguns (poucos) tinham algo de realmente interessante a dizer e tornaram-se bestsellers, como o caso do Diário de Anne Frank, jovem de proeminente nariz morta durante a Segunda Guerra Mundial pelo Grande Satã da época, o III Reich. No entanto, esta prática está a ser substituída graças ao aparecimento dos blogues e, mais do que isso, graças ao português-médio saber fazer uso das ferramentas da blogosfera (ainda que toscamente). Hoje em dia, os diários não estão fechados a sete chaves, longe da curiosidade de família e amigos, mas sim expostos na Internet para toda a gente os poder ler. Esta prática é conhecida aqui na redacção (onde o termo foi cunhado) como reality blogging, pois segue o conceito de programas como Big Brother e Acorrentados, onde o telespectador voyeur pode espreitar a vida privada de outrém, mas neste caso com o devido consentimento.

Não podemos confirmar ao certo quando é que esta prática apareceu por cá, mas suspeitamos que o grande boom surgiu por influência do blog de "Matilde Gouveia", a personagem feminina principal da season 3 do seriado juvenil Morangos Com Açúcar (que a redacção do NewsweakPorto espera receber em DVD pelo Natal). No seu blog, Matilde contava o que se passava na sua vida privada de personagem púdica e bem comportada. A maior parte dos posts dizia respeito aos amores e desamores causados por Tiago, o seu amor platónico que (surpresa!) acabou nos seus braços no final da série de Verão. Mas nem só de Tiago se fazia o "Moranguita": também havia espaço para as tropelias do irmão-skater Manel, ou para relação adúltera de sua mãe com o jornalista de nome incógnito. A partir desse momento surgiram vários blogues desse género. Os mais adorados aqui na redacção são os escritos por três raparigas que se auto-intitulam de "tatawugas" (nome que alguns já descreveram como "retarded"). Em comum, este tipo de blogues tem muita coisa. Desde logo, o fraco conteúdo. Depois, é seguro dizer que o Português é fortemente mal-tratado nestes espaços virtuais. Os autores e autoras destes blogues são, por norma, pessoas bastante primárias que adoram dizer expressões como "não tens vida" ou "carpe diem", além, claro, de adorarem fazer imitações do Gato Fedorento. Nos seus espaços online podemos aprender tudo sobre a sua vida pessoal, familiar, amorosa e académica. Poemas e listas de coisas que irritam quem escreve são outros dois clássicos.

Existem também exemplos desta prática lá fora. Nos E.U. da A., o realizador Kevin Smith (já mencionado por estes lados) começou por escrever o seu blogue seguindo estes parâmetros, no entanto, a pouco e pouco foi mudando para começar a escrever coisas que realmente interessam. Por cá, esta prática serve como complemento a outros espaços como o hi5, o deviantart ou o livejournal.

Como meio jornalístico, o NewsweakPorto não pretende fazer juízos de valor e deixa assim ao critério do leitor a buscar por estas pérolas que coabitam na Internet com sites de interesse. No entanto, queremos saber quais são os vossos reality-blogs preferidos, por isso não deixem de nos dizer através do vosso amável comentário.

Etiquetas: ,

2 Comments:

Blogger Rebel__Rebel said...

Que mais acrescentar a este estudo tão completo sobre a verdadeira "annoying thing" que são os reality blogs (e não o crazy frog como vendem os anuncios)?

A literatura que adoramos odiar, serve sem duvida para darmos uma espreitadela na vida deste pessoal, levando-nos à conclusão de que o perfil do reality-blogger é bastante uniforme, sendo ao fim de visitar 2 blogs do género, possível antever os passos das infames criaturas com elevada exactidão.

Para terminar gostava de aqui deixar a letra de uma canção que desde já dedico ao newsweak (acima de tudo, por não mostrar medo em manter o país informado). Pareceu-me apropriada a escolha, e os mais perspicazes não vão ter díficuldade em estabelecer a ponte entre esta e o artigo ;)

Marante - Garçon

Garçon
Aqui nessa mesa de bar
Você já cansou de escutar
centenas de casos de amor

Graçon
No Bar todo mundo é igual
Meu caso é mais um, é banal
Mas preste atenção por favor

Chorus
Saiba que o meu grande amor
Hoje vai-se casar
Mandou uma carta
Pra me avisar
Deixou em pedaços
Meu coração

E pra matar a tristeza
Só mesa de bar
Quero tomar todas
Vou-me embriegar
Se eu pegar o sono
Me deite no chão

Garçon

Eu sei que estou enchendo o saco
Mas todo o bêbado fica chato
Valente e tem toda a razão

Garçon
Mas eu só quero chorar
Eu vou minha conta pagar
Por isso eu lhe peço atenção

Chorus

1:21 da manhã, dezembro 12, 2006  
Blogger newsweakporto said...

a relevancia de seu comentario permite me dizer com alegria redobrada que estamos na presença de verdadeiro jornalismo de cidadao no NWporto :) valeu!

ps: o comentario excluido do pane..digo, do camarada howard_iz_cule nao significa qualquer tipo de censura, mas apenas um comentario colocado no post errado (o do careca da Quercus é ao lado, amigo) que a redaçao do NWporto amavelmente pediu que fosse escrito no local respectivo.

2:29 da manhã, dezembro 12, 2006  

Enviar um comentário

<< Home