12 novembro 2006

Porto: Anos 80, uma topologia







Serralves decidiu embarcar no comboio do revivalismo e apresentou ontem na sua galeria algumas das mais emblemáticas obras dos anos 80. Uma noite com celebridades, álcool e chancelas de discotecas sedentas por se associarem a este evento, transformou esta inauguração numa verdadeira feira popular. Um quase grande reportagem da exposição que não o foi.



Eram 23h50m quando o repórter da agência noticiosa F.O.Dias Newz Agenzie em sinergia com a Newsweak-Porto chegou ao Museu de Arte Contemporânea de Serralves para assistir à inauguração da exposição que seria a mais importante do ano em Portugal, não fosse a Star Wars Expo em Lisboa ter decidido aparecer por cá (depois de já ter corrido a Europa inteira, é bom de ver).


Com medo de apanhar o local fechado, o repórter apressou-se, ficando admirado por ver a grande afluência de pessoas que circulava à porta da fundação de Serralves o que promentia que a festa “estava ali para durar”. Logo à entrada, o repórter deparou-se com João Vieira, o famoso Dj Kitten e vocalista dos X-Wife. Kitten confessou-nos que o seu último álbum estava meio insípido e que recorria a este tipo de eventos para buscar inspiração e tentar fazer “coisinhas melhores ou mesmo bestiais”. Enquanto nos dirigia estas palavras não tirava os olhos de cima de um transeunte bastante parecido com Limhal dos Kajagoogoo. Kitten a ir buscar inspirações aos anos 80? Realmente algo nunca feito, não é verdade?


As peças em exposição eram difíceis de associar aos anos 80 para o publico sem um conhecimento artístico profundo na área. A arte em exposição revelava-se assim tão característica da época como garrafas de whisky em festas da primária.
Algumas das peças expostas conseguiram causar muita controvérsia perante o publico mais conservador, chegando mesmo a chocar alguns (muito poucos) fazendo-os abandonar o local. Pénis, vaginas e actos sexuais explícitos, representados aqui como autenticas Mona Lisas e apesar de não haver fotos de Samatha Fox e Sabrina Salerno expostas lá, o nosso repórter mostrou-se bastante satisfeito, não fosse o facto da arte exposta ter atraído um grande número de jovens de fartos seios.


Não é propriamente o tipo de quadro que gostávamos de ter em casa, mas é arte e quem não percebe a mensagem está fora do circuito.



Muita gente bonita e caras conhecidas do Jet Set podiam ser vistas a deambular ébrias pelos corredores de Serralves, tentando ao máximo representar a cultura dos 80’s na qual era trendy ficar bêbado em eventos públicos. A NewsweakPorto teve oportunidade de falar com o jovem Mickael Rezende, que nos confessou ser um novato das estreias em Serralves. Durante o discurso pudémos constatar que, na realidade, Rezende não vinha ver a exposição, mas sim “beber à pala” como o próprio confessou enquanto apagava o cigarro numa das obras expostas, que Rezende confundira com um cinzeiro. Através das palavras (pouco articuladas) deste “connoisseur” da vida noctívaga do Porto e Portugal, o nosso repórter pôde concluir a verdadeira razão da presença massiva de jovens cujo o interesse por arte poderia ser comparado ao interesse dos pré-adolecentes dos nossos dias por coisas interessantes que não metam Playstation nem 50 Cent.


Claro que beber muito, por mais grátis que seja, tem sempre o seu preço. Que o diga o jovem avistado pelo nosso repórter quando este saía da exposição que, num ataque de indisposição foi forçado a regurgitar em plena via pública. Má disposição causada pelo álcool ou choque perante obras singulares? Só Deus (e o presidente dos EUA) saberão.

O repórter da NewsweakPorto e o seu respectivo co-piloto seguiram depois para a after-party no bar/discoteca Passos Manuel muito bem acompanhados por três jovens garotas. O ambiente geral no recinto era de festa e podia-se mesmo avistar alguns Sofistos como diria Alex, que dançavam ao som de Duran Duran e Culture Club com o livro “80’s a topology” debaixo do braço.





No Passos Manuel, o ambiente geral era de festa. No entanto o reporter viu-se o brigado a ir "fazer a festa" para outro lado quando um Professor de Belas Artes se mostrou demasiado interessado em lhe dar uma "aula prática".

O grupo sentiu-se forçado a sair mais cedo da festa visto o ambiente estar a tornar-se excessivamente homossexual com o avançar das horas. A festa prosseguiu até altas horas da manhã no quarto de hotel do nosso repórter, com a ajuda de alguns litros de vodka e muito pay-tv.


Etiquetas: ,

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

o que era de nos sem newsweak porto! obrigado, reporteres destemidos e amantes da pornografia por partilharem connosco a vida paralela desta cidade recondita.

9:05 da tarde, novembro 16, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Um olhar bastante 'sarcástico' sobre a Exposição 'Anos 80 - Uma Topologia'!
Talvez ñ queiras representar mais do que uma 'crónica de costumes' deste tipo de eventos na cidade!

Por isso, fujo dos convites de 'abertura' e misturo-me ao 'vulgo' no dia-a-dia [tb ñ sou jet set e 'abominava' q me confundissem como tal!!]

Ñ é este o meu olhar sobre a Exposição... tudo depende do sentir/saber ver as obras representadas!

1:09 da manhã, novembro 25, 2006  
Anonymous Anónimo said...

O nosso olhar sobre a exposição não é este também. Este é sim o nosso olhar sobre a Inauguração da Exposição enquanto evento, revelando-se bastante diferente da restante comum visita.

Aqui optamos por sentir/saber ver o revestimento social conferido a esta inauguração. É também merecedor de alguma exposição, visto a descontextualização de alguns (muitos) actos presentes.

Tal como na arte, também a análise de pessoas e atitudes requer uma certa sensibilidade, não devendo portanto ser colocada num patamar inferior.

8:08 da tarde, novembro 25, 2006  

Enviar um comentário

<< Home