05 março 2007

Quase-Grande Reportagem: Portugal Fashion - aqui é que vai uma crise

Portugal é conhecido por muitas coisas, mas não é propriamente identificado como um país em que a moda vingue. A estilista portuguesa com mais créditos internacionais não está muito acima do patamar convidado-para-a-árvore-das-patacas. No entanto, nos últimos anos é notório o grande esforço por parte de uns iluminados (alguns são certamente clientes da cult classic Por Vocação, outros nem por isso...) que pretendiam criar por cá um evento capaz de rivalizar com as "fashion weeks" mais afamadas e garantir os seus 15 minutos de fama no Fashion TV. O melhor que conseguimos foi a cobertura da afterparty no Buddha Bar com a presença do mature cast da série juvenil "Morangos Com Açúcar".

Pode-se dizer que, ao contrário de países como a Itália ou França em que o negócio da moda foi complementado com o espectáculo, em Portugal enveredou-se pelo caminho inverso. E enquanto é reconhecido algum mérito e qualidade ao famoso “Moda Lisboa”, o mesmo não se pode dizer do "Portugal Fashion", o equivalente nortenho desse evento - o irmão feio e burro, portanto - ao qual se deslocou, em colaboração com a NWP, o repórter da F.O.Dias Cort&Costura Conffezzionne, por sua vez acompanhado de duas jovens que esperavam tirar algumas fotos paparazzi ao elenco de “Morangos com Açúcar” (tido como o patamar mais baixo na lista de presenças de celebridades).

E ao passo que o “Moda Lisboa” é uma espécie de brincadeira entre amigos, onde as mesmas caras apresentam colecções recorrendo a modelos já a precisar da reforma, então o “Portugal Fashion” é sem duvida o parente pobre da moda portuguesa, onde ainda há espaço a uma decoração mais barroca, frequentadores de espectáculos de casino (alguns ainda ressabiados com Elton John) e alguma música house pseudo-vanguardista que pôs muitas titias a dançar enquanto aguardavam o show.

Para grande tristeza das groupies que acompanhavam o nosso intrépido repórter (encharcado em quaaludes) as únicas celebridades que se encontravam no espaço eram Diegues (jovem famoso por ter mantido uma amizade homoerótica com o defunto Francisco Adam), Carlos Castro (famoso colunista social e presidente do clube de tiro ao alvo GLS), Ricardo Trepa (neto de Manoel de Oliveira e conhecido pela sua participação no remake de "Black Adder" realizado pelo seu avô) e o discreto casal Tenente e Nuno Baltazar. Aliás, esta "vip hunger" motivou a ida das mesmas groupies ao Clubbing do dia seguinte em reportagem a acompanhar na próxima semana aqui no NWP.


O aspecto geral do local. Gente bonita (???), algum lixo pelo chão e a presença de um colchão gentilmente cedido pelo Patrocinador.

Apesar de possuir convites para os outros desfiles, o repórter NWP/F.O.Dias preferiu poupar tempo e assistir apenas ao de Miguel Vieira, aposta mais que válida no factor “divertimento”, visto as obras deste criador garantirem sempre um brilho oleoso à catwalk. O nosso repórter passeou-se pelas instalações do Cace Cultural enquanto evitava a todo o custo as câmaras da revista Night&Style (esta aversão a meios de comunicação social inferiores que têm apenas como intuíto fazer rir quem assiste e ridicularizar quem aparece, seria uma constante na noite Clubbing do dia seguinte - "não apareço no mesmo canal do CSI" foi a sua justificação).

Toca a campainha, é hora do desfile. Após a publicidade inicial, as luzes descem qual sala de cinema e uma música bem datada ao bom estilo do primeiro álbum de Jay Jay Johanson começa a soar. Estaria Miguel Vieira preso aos anos 90, tal como a repórter do JUP que elegeu Massive Attack e Tigerman como 2 dos melhores concertos de um 2006 mais festivaleiro que um "spring break" em Miami ou New Orleans? Seja como for, optamos aqui por omitir a parte em que se satiriza o Miguel Vieira por este ser um frequentador assíduo do Via Rápida (uma discoteca que é, sem duvida, “a sua cara”) pois o NWP não troça de pessoas com cancro.

Acabado o desfile, o repórter recusou-se a seguir para a afterparty na discoteca Act, por ter ouvido boatos durante o desfile de que o último carregamento de cocaína a chegar à cidade tinha sido apreendido e por achar que o mdma não ia bem com o seu safari cola. Decidiu assim salvar a noite com um pouco de glamour hollywoodesco e passar pelo drive-in do McDonald's, qual Hillary Swank na sua ceia pós cerimónia dos Óscars.

Do espaço do evento social, o repórter trouxe ainda dois números da afamada revista Night&Style, destacando-se dois artigos: o primeiro menciona o facto do cybersexo estar na moda, alerta que foi dado pelo blog juvenil Mundo Lego; o segundo conta a história da Casa Puta Madre 69. Em ambas as ediçõe era ainda possível ver fotos de ilustres desconhecidos abraçados na noite, bem como produções de moda em que gajos carecas iam sair à noite vestidos de ganga integral num artigo que clamava que a musica ditava a roupa que cada um usava (por essa lógica, somos obrigados a acreditar que o som de eleição era o house tribal).

Etiquetas: ,